terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Célula Solar 3D pode aposentar atuais painéis solares

Os painéis solares azulados que conhecemos hoje, instalados sobre os telhados das casas, podem em breve tornar-se coisa do passado. Em pesquisa realizada no Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, cientistas criaram um novo tipo de sistema que poderá ficar embutido em qualquer ponto da casa ou edifício, utilizando fibras ópticas para coletar a luz do Sol.
A partir de fibras ópticas comuns, usadas em infraestrutura de telecomunicações, os pesquisadores criaram nanoestruturas de óxido de zinco em sua superfície, formando uma camada extremamente fina, sobre a qual foram aplicados corantes fotoquímicos utilizados nas células solares orgânicas, conhecidas como DSC (Dye-sensitized Solar Cells). A iluminação solar entra na fibra óptica e passa através dos nanofios, onde eles interagem com os pigmentos fotossensíveis para produzir uma corrente elétrica. Um eletrólito líquido, circulando entre os nanofios, recolhe as cargas elétricas. O resultado é um sistema híbrido óptico, ou seja, um nanofio/fibra que é capaz de ser até seis vezes mais eficiente, para uma mesma superfície, comparativamente às células à base de óxido de zinco.
Segundo o professor Zhong Lin Wang, um dos criadores das células solares 3-D, quanto mais houver interações entre a luz e as nanoestruturas revestidas por pigmentos fotossensíveis, mais a eficiência aumenta. O professor Wang e sua equipe já conseguiram um rendimento de 3,3% e esperam alcançar de 6 a 8%, trabalhando com uma superfície maior.
A tecnologia permitirá que arquitetos e designers projetem o uso dessas células nas paredes dos edifícios, carros, equipamentos e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário