terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Futebol 3D foi um fiasco. Em que condições?


O jogo desse último final de semana entre o Arsenal e o Manchester entrou para história do futebol. E não foi a vitória do Manchester por 3 a 1 a grande responsável por isso. Na verdade, o motivo da glória estava bem longe do estádio, dentro de alguns pubs, para poucos privilegiados. Isso porque a SKY aproveitou o jogo para fazer a primeira transmissão ao vivo de um evento esportivo em 3D no mundo. Assistir a esse evento, no entanto, foi missão das mais difíceis, como relata o repórter do Globo.com, enviado especial a Londres para registrar esse momento.

O anúncio de que o jogo seria transmitido em 3D foi feito na quinta, em nove pubs do Reino Unido, sendo quatro em Londres. Nomes dos locais? Nem pensar. Se você desse a sorte de escolher o certo, ótimo! Ou então teria que se contentar apenas com uns pints de cerveja. Isso, claro, para evitar a superlotação.

O repórter achou (velendo-se do Twitter) e disse que a transmissão foi um fiasco. Sala estreita, lotada, mau posicionamento (ele estava no fundo), TV um pouco maior do que 20 polegadas, entre outros problemas. Mas ele relatou coisas boas também, como efeito tridimensional em tomadas mais fechadas dos jogadores,gráficos, animações e caracteres que flutuavam a frente do televisor e na hora das entrevistas, jogadores e repórteres de campo numa “dimensão” diferente.

Por último o relato de Michael Young, torcedor do Arsenal. “Demora um tempo para acostumar a visão, mas quando há uma tomada por trás do gol, com o goleiro batendo um tiro de meta, dá perceber mais a profundidade. E aí é como estar sob o efeito de drogas ilícitas”. Em tom de brincadeira, claro.

Mostrado todos os lados, pergunto: será que foi mesmo um fiasco? Ou uma tela grande e um melhor posicionamento resolveriam o problema? Lembro que em breve quase todos os fabricantes vão lançar televisores 3D no Brasil e que a Globo vai transmitir a Copa com esse recurso. E ai, vale o investimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário