Se você está familiarizado com o Twitter, é bem provável que se divirta e veja muita utilidade na ferramenta que caiu no gosto dos brasileiros. Caso contrário, pode ficar confuso e se sentir por fora quando a conversa inclui termos como hashtag, retwitt, direct messages (DM) seguidores ou trending topics. Para aliviar a barra desse segundo público, a jornalista e blogueira Liliane Ferrari -- 3 mil seguidores no currículo -- decidiu dar aulas sobre o microblog.

Curiosamente, o curso sobre a ferramenta virtual iniciado em abril, em São Paulo, será presencial. Mas os alunos que desembolsarem R$ 240 pelas três aulas terão de levar um notebook para acompanhar os exercícios práticos. Abaixo, você confere a entrevista com a professora do curso.

Por que você acha que as pessoas precisam de aula para Twitter?
Foi uma demanda que veio dos meus alunos que fizeram o curso 'Como fazer Blogs'. E como sempre fazia referência à ferramenta durante as aulas, percebi que vários alunos não compreendiam a lógica do Twitter e para que ele poderia servir efetivamente. Alguns até tinham conta, usuário aberto, mas não sabiam o que fazer.

Não seria algo intuitivo?
Para quem é heavy user de internet é intuitivo, sim. Mas para outros, não é tão simples como pode parecer. A mecânica de responder aos seus contatos, o que é RT, hashtags, encurtadores de urls, dinâmica de listas, linguagem, aplicativos para mobile não é tão básico.

Quem você acha que serão os alunos?
Geralmente são de áreas bem variadas, de estilistas a chefs de cozinha, passando por jornalistas e psicólogos. Se analisar o histórico dos cursos de blog, o perfil é bastante variado e já tive alunos de 17, 30 e com mais de 60 anos.

Já teve muita procura?

Sim, bastante [a professora e a escola não divulgam números]