A Universidade de Tóquio acaba de revelar um novo ''robozinho'' – dessa vez o diminutivo não é para dizer que ele é pequeno (muito menos fofinho): o Noby foi feito para ser como um bebê de nove meses, uma idade considerada pelos pesquisadores japoneses como "crítica'' no desenvolvimento das crianças.
Ele mede 71 cm e pesa cerca de 7,9 kg e é um modelo bastante próximo a um bebê humano em relação à sensibilidade e funções motoras. Cada parte do corpo tem peso e espessura exatos ao humano. O bebê robô também é revestido com um material macio, com 600 sensores táteis, além de ter duas câmeras que funcionam como olhos e dois microfones para captar sons externos.
O objetivo dos cientistas japoneses é usar dados de bebês reais para aprimorar o Noby e validar um novo modelo de desenvolvimento cognitivo.
Mas para chegar a um modelo mais próximo do real, faltaram detalhes imprescindíveis: o bebê robô não suja fraldas, nem faz manha... sem contar que não tem aquela aparência cuti-cuti própria dos nenês humanos (compare com o japinha no post aí embaixo).
______
Lá do Plastic Pals.
Imagem: Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário