segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lumix SZ7: GPS, novo estabilizador e filmes HD


Recém lançada nos EUA, a Lumix DMC-SZ7 foi mostrada a poucos jornalistas do Brasil nessa semana, num evento no Rio de Janeiro. Antes de entrar nos recursos que mais chamaram a atenção, é importante ressaltar que a nova linha de câmeras Lumix e Camcoders só estarão disponíveis para a venda no País no começo de abril, início do ano fiscal da empresa. Portanto, nada de preço até o momento.

A gravação de vídeos é feita no formato AVCHD Lite, com resolução HD de 720p. Assistindo aos vídeos em nosso computador, pude perceber uma boa qualidade nas imagens com definição acima da média. Para ver diretamente em telas compatíveis com esses sinais, ela traz em seu corpo uma saída do tipo mini HDMI (o cabo não está incluso), que permite o tráfego com menor interferência e ruído. Outra vantagem relacionada ao formato está na compactação mais eficiente, permitindo armazenar quase o dobro de informação, quando comparado a outras câmeras que utilizam o formato de gravação Motion JPEG.

A SZ7 ainda surpreende ao trazer dois microfones para captação de áudio em Dolby Stereo. Esse pequeno detalhe torna mais nítido a gravação das vozes e ainda permite usufruir recursos como Dolby Pro Logic de sistemas compactos ou receivers para simular, por exemplo, 5.1 canais a partir da câmera digital.

Se desempenhando uma segunda função ela vai muito bem, no papel principal ela também surpreende. O GPS, com mais de 500 mil pontos de interesse gravados de todo o mundo, permitiu que capturássemos uma foto no estádio do Maracanã e automaticamente essas informações (nome do estádio, cidade) aparecessem na câmera. A vantagem é que assim é possível fazer uma busca na SZ7 pelo nome das cidades ou de locais que fotografamos (Corcovado, por exemplo) rapidamente.

O novo estabilizador de imagem Power O.I.S, evolução do Mega OIS, é realmente muito mais eficiente – a empresa diz cinco vezes mais. Na prática não é exagero afirmar que mesmo com o máximo de zoom (12x de óptico e 4x de digital) é praticamente impossível que a foto fique tremida, mesmo sem um tripé. Outra vantagem relacionada ao zoom é a tecnologia Intelligent Resolution que avalia contorno, textura e gradação, trabalhando estas áreas de maneira independente, reduzindo o ruído das fotos. Como resultado, a possibilidade de ler até mesmo textos com muita nitidez – sem tremulação – e com contornos muito bem definidos. Detalhe: estávamos a mais de 40m das placas!

Nos modos de cor (sépia, P&B, etc) foi incluído um chamado de Happy, que realça os tons dando mais brilho e vida as fotos, o que deve agradar em cheio os usuários comuns. Já os mais exigentes vão preferir o modo Standard, com a captação das luzes e cores ao natural, porém, por vezes, um pouco fosca.

Creditos:Planeta Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário